
OBJETIVOS
No final do curso os formandos deverão:
-Identificar as Ferramentas Básicas da Qualidade.
-Identificar as técnicas de análise, controlo e de melhoria, de forma a permitir o desenvolvimento contínuo da Qualidade e da produtividade organizacional.
-Estabelecer o âmbito e aplicabilidade de cada uma das ferramentas.
-Reconhecer a importância do planeamento avançado da qualidade, orientado para o cliente, na gestão de desenvolvimento de produtos e processos.
-Promover a melhoria da qualidade, através da utilização das ferramentas básicas e estratégicas na resolução estruturada de problemas.
-Fazer o tratamento de dados e registos da qualidade, aplicando meios informáticos;
-Articular as várias ferramentas da qualidade, colocando em relevo o seu forte conteúdo visual e enfatizando o trabalho de equipa.
No final do curso os formandos deverão: -Identificar as Ferramentas Básicas da Qualidade. -Identificar as técnicas de análise, controlo e de melhoria, de forma a permitir o desenvolvimento contínuo da Qualidade e da produtividade organizacional. -Estabelecer o âmbito e aplicabilidade de cada uma das ferramentas. -Reconhecer a importância do planeamento avançado da qualidade, orientado para o cliente, na gestão de desenvolvimento de produtos e processos. -Promover a melhoria da qualidade, através da utilização das ferramentas básicas e estratégicas na resolução estruturada de problemas. -Fazer o tratamento de dados e registos da qualidade, aplicando meios informáticos; -Articular as várias ferramentas da qualidade, colocando em relevo o seu forte conteúdo visual e enfatizando o trabalho de equipa.
|
Ferramentas da qualidade: -Diagrama de Fluxos ou Fluxograma. -Folhas de Verificação/Check-List e recolha de dados. -Diagrama de Pareto. -Brainstorming. -Os 5 porquês. -5W2H. -Diagrama de Ishikawa (causa-efeito). -Histogramas. -Gráfico de tendências. Novas ferramentas da qualidade. O método de análise e resolução de problemas: -QC Story. -8D. |
|
|
Licenciado em Engenharia Mecânica pela FEUP. Pós Graduação em Gestão pela Universidade Católica. MBA pelo HEC / Institut Superieur des Affaires de Paris. Trabalhou como Engenheiro de Processo na Texas Instruments, como Diretor de Produção na Jotocar, como Consultor na CF&A Associados. Foi Docente no ISAG e na Pós-Graduação em Gestão de Operações para a Industria do Mobiliário no ISFEP (Faculdade de Economia do Porto). Consultor e Formador desde 1994, possui experiência nas industrias metalomecânica, de aglomerados, artes gráficas, papel e cartão, têxteis, confeções, calçado, mobiliário metálico e em madeira, injeção de plástico, cerâmica e na prestação de serviços de manutenção. Consultor na introdução do pensamento Lean nas Organizações, na Melhoria Contínua e na Reengenharia dos Processos.
|
|
Sócios Coletivos: 195€ Sócios Singulares: 240€ Não Sócios: 300€
|
A Associação Portuguesa para a Qualidade trata os seus dados pessoais de acordo com a Legislação Nacional aplicável, protegendo a sua privacidade. Pode, a todo o momento, exercer os seus direitos de acesso, retificação, correção e oposição (Direitos Arco), através do seguinte endereço de e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
|
|
|
|
|
Associação Portuguesa para a Qualidade |
Lisboa (T) 214 996 210 | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. Porto (T) 226 153 320 | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
|
|
|
|
|